Ao 5º jogo surge a primeira derrota a contar para a Fep League! Talvez uma “abanão” necessário para encarar de forma diferente futuros jogos.
Em jogos anteriores as dificuldades que tenhamos tido surgiram devido à falta de guarda-redes que ou condicionava o jogo da equipa (com Paulo Almeida na baliza) ou desprotegia a baliza com qualquer outro jogador a desempenhar as funções de guarda-redes.
No entanto não foi esse o motivo para a derrota.
Admitindo desde já que a equipa dos RATZINGERS soube ser superior e que a vitória foi merecida talvez tenha existido um condicionante que à partida deveria afectar ambas as equipas mas que se revelou muito mais prejudicial para nós, nomeadamente, as condições do piso.
O piso estava totalmente impróprio para a prática de futsal.
A humidade era tanta que o piso estava exageradamente escorregadio. Talvez a atitude mais sensata fosse adiar o jogo mas a vontade de jogar levou-nos a tomar a decisão (errada) de jogar. Foi lamentável ver a quantidade de vezes que jogadores como Paulo Almeida e Talochas caíram. Um autêntico pesadelo para quem tentasse arrancar ou fintar e que condicionou muito o nosso futebol.
Mas sejamos realistas, a derrota deveu-se também a alguma ingenuidade da nossa parte.
Os RATZINGERS não são incontestavelmente superiores a nós apesar do resultado do jogo, a vitória estava perfeitamente ao nosso alcance, bastava jogarmos o que sabemos. Foram no entanto uma equipa que soube como encarar o jogo.
Os RATZINGERS estavam mais necessitados de pontos para garantir a passagem enquanto que nós com 12 pontos jogamos (demasiado) descontraídos. Por isso mesmo o inicio de jogo foi marcado por muita passividade da nossa parte, o que resultou em 3 golos ingénuos. Com os golos sofridos na 1ª parte não soubemos manter o controlo emocional necessário para reagir a qualquer dos golos sofridos. A partir do 1-0 parecia que alguns jogadores estávam já a perder por 5-0. Lá está, inexperiência relativamente a jogos mais equilibrados.
A 2ª parte foi totalmente dominada por nós pois com o resultado seguro os RATZINGERS limitaram-se evidentemente a fazer o que deviam, gerir o resultado.
Conseguimos um fantástico golo na marcação de uma falta com Marco Sousa a rematar sem hipóteses para o guarda-redes contrário o que nos deu ainda algumas esperanças mas voltamos a desperdiçar muitos golos.
O ultimo golo conseguido pelos RATZINGERS foi um golo infeliz, a sorte não estava claramente do nosso lado e se o 3-1 ainda nos dava hipóteses o 4º golo sentenciou a nossa derrota.
Um golo para cada equipa na 2ª parte reflecte o equilíbrio existente entre as duas equipas, foram os momentos iniciais da partida que foram determinantes, entramos de forma pouca agressiva, a passividade era evidente dando a iniciativa de jogo à equipa contrária. Não soubemos trocar a bola como nos jogos anteriores, não fomos consistentes na defesa. Estas são as armas realmente importantes que já estávamos habituados a usar, as armas que não soubemos usar neste jogo.
Uma derrota decepcionante que certamente não voltaremos a repetir.
Perder sim, existem boas equipas na Fep League e essa hipótese não está descartada mas, a perder, vamos vender caras as nossas derrotas.
Temos que encarar os jogos como fizemos na 2ª parte, jogar o que realmente sabemos.
Uma derrota para retirar ensinamentos para os próximos jogos.
Uncle Semen